tr1

Trails into Reverie é basicamente um epílogo da série Trails of Cold Steel. Ele traz de volta todos os personagens - e queremos dizer todos mesmo - para uma última comemoração, enquanto uma nova ameaça paira sobre o continente de Zemuria. Antes de mais nada, vamos deixar claro: se você não jogou os quatro jogos de Cold Steel, bem como os dois títulos de Crossbell (Trails from Zero e Trails to Azure), então diremos que Reverie é praticamente impenetrável.

Dizer para alguém jogar pelo menos seis RPGs longos só para entender o que está acontecendo no último jogo é claramente uma brincadeira, mas como já dissemos antes, o mundo profundamente interconectado da franquia Trails é seu maior trunfo. Para os jogadores que continuaram e se envolveram nas muitas aventuras de Lloyd Bannings e Rean Schwarzer, Reverie é uma gloriosa celebração.

É também um título Trails muito único, pois sua história é contada através de três 'rotas' distintas, cada uma delas focando em um personagem ou grupo específico. As duas primeiras são estreladas pelos protagonistas mencionados anteriormente, enquanto são afastados de suas vidas relativamente normais e encarregados mais uma vez de derrotar os vilões. De certa forma, as rotas de Lloyd e Rean parecem repetições de conceitos e eventos que já foram abordados em jogos anteriores - mas há energia e ação suficientes em suas histórias para que apenas ver todos se unirem novamente torne a jornada divertida.

Screenshot 1

Na verdade, é a terceira rota que rouba a cena. Ela segue vários novos personagens que sustentam o enredo geral, mas o que torna esse grupo tão intrigante é que eles não são os heróis típicos. Eles são liderados pelo misterioso mascarado chamado C, cujos objetivos parecem entrar em conflito com as ações do bem do elenco principal. C conta com a ajuda de Nadia e Swin, dois assassinos adolescentes em fuga, e há uma dinâmica de personagens muito interessante aqui, já que a dupla jovem demora a confiar em seu líder sem rosto.

tr3

Embora a trama geral de Reverie pareça um pouco como se pertencesse a um filme derivado de um anime de 1.000 episódios, são esses momentos impulsionados pelos personagens que mantêm tudo unido. O jogo se delicia em reintroduzir figuras queridas pelos fãs, e isso fica claro durante suas inúmeras cenas de ação completamente animadas. Não há dúvida de que a desenvolvedora Falcom realmente aprimorou sua abordagem narrativa cinematográfica - Reverie sendo um sinal do que está por vir na nova arc Kuro no Kiseki.

Falando em Kuro, Reverie também atua como uma espécie de ponte para os títulos mais recentes de Trails (atualmente disponíveis apenas no Japão e Ásia). Sem revelar nada, a segunda metade do enredo destaca as repercussões mais amplas dos eventos atuais, com Calvard - uma nação frequentemente mencionada ao longo da franquia - sendo um ponto-chave de discussão. Isso quase parece uma introdução astuta a Calvard como cenário, e é mais um exemplo de como os jogos de Trails se entrelaçam habilmente para formar um quadro maior.

No entanto, para nós, Reverie realmente se destaca em sua jogabilidade. Embora o design dos calabouços e os mecanismos de combate sejam em grande parte fantásticos e não muito diferentes do que você encontrará em Cold Steel 4, há uma alegria inesperada em ter acesso a tantos personagens jogáveis. Pode ser esmagador no início, talvez, mas poder brincar com uma variedade tão grande de membros do grupo é o sonho de um estrategista. Além disso, Reverie - ao contrário dos jogos anteriores - te dá acessórios poderosos e quartz que aumentam os atributos desde o início, permitindo uma sensação de liberdade tática que simplesmente não tem igual em nenhum outro lugar da franquia.

tr4

Agora, nem todos vão gostar de gerenciar mais de 50 heróis (e anti-heróis), mas você sempre pode equipar apenas alguns de seus lutadores favoritos e ficar com eles, além de usar o menu do grupo do jogo para equipar automaticamente os membros com conjuntos recomendados. Tudo é feito de forma acessível, o que é impressionante considerando o tamanho enorme do elenco de Reverie.

Se você é como nós, no entanto, vai adorar transformar os personagens em verdadeiros monstros poderosos - e é por isso que nos viciamos em explorar o Verdadeiro Corredor do Reverie. Um enorme calabouço parcialmente randomizado e infinitamente jogável, o Verdadeiro Corredor do Reverie é um buraco de tempo brilhantemente trabalhado onde o sistema de combate de Trails pode ser apreciado em sua plenitude.

O Corredor também possui uma área central onde você pode conversar com os personagens, organizar seu time dos sonhos - todos eventualmente jogáveis no Corredor, independentemente de sua rota na história - e até mesmo jogar uma variedade de minijogos sempre que quiser (incluindo o detalhado Pom Pom Party e Vantage Masters). Embora você precise enfrentar o Corredor em pontos específicos da história, ele é em grande parte uma excursão opcional, oferecendo uma exploração de calabouço de primeira qualidade caso a tentação te pegue.

Apesar de ser um dos títulos Trails mais curtos em termos de duração da história principal - levou cerca de 40 horas - o Verdadeiro Corredor do Reverie adiciona um peso significativo ao pacote geral, proporcionando horas e horas de batalhas estratégicas por turnos satisfatórias e atividades opcionais deliciosamente descontraídas. O Corredor como um todo é basicamente um jogo dentro do jogo, e tem o potencial de manter os super fãs de Trails ocupados por muito tempo.

Na verdade, nossa única crítica a Reverie se resume ao excesso de personagens na história. Um problema que vem de Cold Steel 4, há simplesmente muitos personagens presentes em algumas cenas, todos eles recebendo uma linha de diálogo desnecessária só para lembrar que eles existem. Isso se torna um problema particularmente perceptível durante o ato final doConclusão: Trails into Reverie é uma excursão estelar que parece um grande festival da franquia; sua campanha mais tradicional de Trails é a espinha dorsal de um RPG brilhantemente robusto, completo o suficiente para manter até mesmo os jogadores mais hardcore felizes. Como epílogo dos jogos Crossbell e Cold Steel, pode parecer um pouco cansado em termos de criatividade, mas suas falhas são facilmente ignoradas quando você está de volta à ação com todos os seus heróis favoritos.