Os fãs atentos de Starfield perceberam uma estranha "Rocha Espacial" na apresentação Starfield Direct da Bethesda, que poderia ser uma referência curiosa ao item mais irritante de Skyrim.

starield space rock meridia beacon skyrim 550x309

Se há uma coisa sobre Starfield que a Bethesda tem enfatizado antes da data de lançamento, é que este RPG vai ter um monte de conteúdo. Afinal, esse é um dos jogos mais aguardados para Xbox. Com mais de 1.000 planetas, centenas de personagens e armas suficientes para saquear, esperamos que os jogadores fiquem explorando a galáxia da Bethesda por um bom tempo. No entanto, os fãs atentos notaram uma certa "Rocha Espacial" que pode mudar tudo. Se você jogou Skyrim o suficiente, vai entender do que estamos falando - e pedimos desculpas desde já.

Um fã autodenominado Spacer 'ReasonableDwarf' compartilhou uma captura de tela da apresentação recente da Starfield Direct da Bethesda no Reddit, destacando o fato de que há um estranho ornamento chamado "Rocha Espacial" na mesa de alguém.

À primeira vista, isso não parece nada especial - é apenas uma rocha com um nome bobo. No entanto, quando você olha de perto, as formas geométricas angulares que a compõem se parecem muito com o infame Beacon de Meridia de Skyrim. Sim, aquele Beacon de Meridia.

Quer entender o que estamos dizendo? Dê uma olhada por si mesmo abaixo. Não seria absurdo pensar que essa rocha mudaria de cor ao longo de centenas - talvez milhares - de anos.

starfield space rock meridia beacon skyrim side by side

Um item de missão que desencadeia "O Amanhecer" depois de atingir o nível 12 em Skyrim, o Beacon de Meridia se tornou uma espécie de meme ao longo dos anos, graças ao fato de que, de forma bastante irritante, Meridia diz "uma nova mão toca o beacon" toda vez que você o pega. Em seguida, ao longo da própria missão, ela continua a "guiá-lo" com sua voz estrondosa. No começo, é bastante empolgante - uma maneira interessante de receber informações de missões. No entanto, rapidamente se torna uma piada.

Se você quer entender melhor, pode conferir o vídeo abaixo com imagens do jogo em bruto. No entanto, também existem muitos memes online, se preferir.

Mas o que isso tem a ver com Starfield além da semelhança visual? Bem, pode não significar nada. No entanto, também pode ser uma pista de que Starfield se passa no mesmo universo de Skyrim. Afinal, estamos de volta com nosso maior fã. Sabemos que isso parece um pouco forçado, mas há evidências que sugerem que a série Fallout e a série The Elder Scrolls se passam no mesmo universo - e certamente esperamos ver várias referências e Easter eggs em um jogo tão grande como Starfield.

Se você está se perguntando quantos anos separam Skyrim e Starfield, não podemos ajudar. Skyrim se passa no ano 4E 201, 200 anos após os eventos de Oblivion. O que isso significa em relação ao nosso calendário? É um palpite. No entanto, considerando que existem dragões voando por aí, você pode imaginar que se passaram alguns séculos desde então. Já Starfield se passa no ano 2310. Se é plausível pensar que Skyrim e Fallout se passam no mesmo universo, também achamos bastante plausível que Starfield se passe no futuro desse universo.

O fato de um item decorativo parecido com o Beacon de Meridia ser rotulado apenas como "Rocha Espacial" em Starfield pode ser uma brincadeira inteligente com o próprio item, que - embora Meridia o considere importante e valioso - é realmente apenas uma irritação. Claro, a própria missão acaba valendo a pena (já que você ganha a espada de uma mão Dawnbreaker), mas os comentários etéreos de Meridia são suficientes para desanimar qualquer aventureiro.

Você pode ver a primeira "Rocha Espacial" no marcador de 42:45 no vídeo abaixo, mas quem sabe quantas outras estão escondidas lá?

O fato de haver mais de uma decoração de "Rocha Espacial" em Starfield sugere que isso não é exatamente o Beacon de Meridia. No entanto, também pode ser uma provocação ao item, que, considerado importante e valioso, é apenas um de vários beacons. Não temos certeza se devemos confiar em Meridia em qualquer momento, principalmente quando se trata do valor da estranha rocha com a qual ela se comunica (que, ironicamente, não tem valor algum no jogo).

Embora a participação do Curiosity em Starfield possa indicar mais curiosidades celestes no jogo, achamos seguro assumir que também veremos referências a outros jogos da Bethesda no jogo. Caso contrário, você provavelmente pode usar as extensas opções de personalização de naves do jogo para fazer suas próprias referências. Você pode transformar sua nave em Starfield em um mech parecido com o Gundam, se quiser, então quem sabe o que mais esse recurso detalhado permitirá que você crie?