Enquanto Baldur's Gate 3 foi adiantado para seu lançamento no PC e adiado para o PS5, outras plataformas ainda são um mistério.
Em meio a tantos atrasos, a Larian Studios nos surpreendeu esta semana ao anunciar que Baldur's Gate 3 não apenas não será adiado, como também foi adiantado. A nova data de lançamento do jogo é 3 de agosto no PC (como originalmente planejado) e chegará um mês depois, em 6 de setembro de 2023, no PlayStation 5. E quanto ao Xbox Series X|S?
Ao contrário do que parece, isso não é um acordo de exclusividade com a Sony. Segundo o IGN, o problema seria que o modo multiplayer em tela dividida não funciona tão bem quanto o esperado no Xbox Series S. Parece bobo, mas a Microsoft exige uma certa equivalência entre as versões do Series X e Series S. A Xbox não se importa com diferenças de taxa de quadros, resolução ou configurações gráficas. No entanto, eles são mais rigorosos quando se trata de problemas de jogabilidade, o que aconteceria com Baldur's Gate 3 se ele fosse lançado sem co-op no Xbox Series S. Ou ele é removido de ambos os consoles ou é mantido. A mesma coisa aconteceu com Halo Infinite, mas, ao contrário do que a Larian parece estar fazendo, a 343 Industries optou por descartá-lo e lançar sem um modo co-op em suas duas versões.
O desenvolvedor insiste que ainda está nos planos deles, porque eles querem levar o jogo para todas as plataformas possíveis, e há rumores de que a Microsoft está ajudando a tornar isso possível, mas é difícil para nós vermos Baldur's Gate 3 no Xbox Series X|S antes de 2024, e ainda resta saber se será com cooperação local ou não.
Baldur's Gate 3 funcionará no Steam Deck? Temos ótimas notícias para aqueles que planejam jogar Baldur's Gate 3 no Steam Deck. A própria Valve deu ao jogo a tag "Jogável", e embora não seja a melhor possível (nesse caso seria "Verificado"), isso garante que poderemos desfrutar do título da Larian na plataforma portátil da empresa.
Os únicos detalhes que parecem separar Baldur's Gate 3 do selo verificado são o fato de ele usar seu próprio lançador, não incluir alguns ícones de botão do Steam Deck e exigir que a gente abra o teclado manualmente quando precisarmos escrever algo (usando a combinação de teclas STEAM + X).
Era de se esperar, já que o diretor do jogo, Swen Vincke, já havia garantido anteriormente que o Steam Deck era "incrível" e se declarou fã da nova plataforma da Valve. No entanto, um aviso para os aventureiros: o jogo requer 150 GB de armazenamento.